marcelo martins

Mais de 3,3 mil processos da Justiça estão sendo digitalizados

18.386

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

A Vara de Execuções Criminais (VEC) Regional de Santa Maria deu início, em maio deste ano, a uma ampla frente de trabalho para digitalizar os processos criminais - sejam eles de pena privativa de liberdade ou de pena restritiva de direitos.

Leia mais colunas de Marcelo Martins

O Tribunal de Justiça (TJ-RS) tem promovido nas comarcas de todo o Estado - inclusive aqui - o chamado Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), que é o nome técnico para um importante passo rumo à modernização e uma maior eficiência do poder judiciário: a informatização e a digitalização de processos.

Dos 3.358 processos da VEC Regional, 1.828 deles já foram digitalizados. Ou seja, estão no sistema eletrônico. O que representa 54,4% do todo até aqui. Sendo que, por mês, a VEC Regional recebe, em média, de 50 a 60 novos processos que estão sendo automaticamente inseridos no novo sistema. A VEC abrange oito comarcas que atendem 11 casas prisionais.

O juiz Leandro Sassi projeta que, até março de 2020, toda a tarefa esteja concluída. A VEC Regional tem contado com o apoio de servidores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estão auxiliando os funcionários do Judiciário gaúcho na implantação do SEEU.

Sassi avalia que, além da modernização, o formato à distância (com a implantação do novo sistema) agrega em ganho tanto em economicidade quanto de tempo.

Dos 3,3 mil processos, 2,9 mil deles são referentes à pena privativa de liberdade e os demais 400 são de pena restritiva de direitos.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Colisão entre dois carros deixa seis feridos na BR-290 Anterior

Colisão entre dois carros deixa seis feridos na BR-290

Próximo

Balneários de Santa Maria e região recebem guarda-vidas

Geral